Agenda cultural livre (programa 4.51)


Lisboa

21 de Junho (6ª feira), 22:00
Zona Ribeirinha de Lisboa

Concerto "Lisboa em Si"

É um concerto inédito em que Lisboa é a protagonista. Durante sete minutos, 100 músicos vão tocar sons da cidade: apitos de barcos, de viaturas de bombeiros, de comboios, sinos de igrejas e de campainhas de eléctricos. O projecto é dirigido por Pedro Castanheira.
Às 22h do dia 21 de Junho, assinalando o solstício de Verão, a “orquestra” vai tocar em toda a zona ribeirinha da cidade de Lisboa, balizado a este pela Igreja de Santo Estêvão, a oeste pela Igreja de Santa Catarina e a norte pelo Miradouro de S. Pedro de Alcântara. Foram identificados sete pontos de escuta, locais de referência onde a harmonia entre os sons será mais perceptível: Miradouro de Santa Catarina, Praça Camões, Miradouro de S. Pedro de Alcântara, Miradouro da Graça, Castelo de S. Jorge, Miradouro de Santa Luzia e Praça do Comércio.
Para concretizar o Lisboa em Si, Pedro Castanheira e a equipa contam com mais de 300 voluntários.




Braga

De 28 de Junho a 6 de Julho
Theatro Circo, Rossio da Sé e Museu D. Diogo de Sousa

MIMARTE - Festival de Teatro de Braga

Os espectáculos que acontecem no Rossio da Sé e no Museu D. Diogo de Sousa têm entrada livre.
  • 29 de Junho, Rossio da Sé, 21:45 - "A Boca do Inferno" (interpretado pela Jangada Teatro)




Coimbra

Até 29 de Junho (3ª a sábado), 14:00 - 18:00
Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (Piso -1 da Casa Municipal da Cultura, Parque de Santa Cruz, Jardim da Sereia)

Exposição "Imagens Idealizadas a Vapor para um Compêndio Incompleto de Retórica e Performance"

O longo título para esta exposição de António Melo desde logo evidencia a particular relação que este artista estabelece com o tempo. Uma pintura lenta na sua execução, deliciosamente anacrónica, porque sempre fora de tempo, mas por isso mesmo provocadora na forma como interpela a nossa relação com a contemporaneidade.
Nesta exposição para o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, António Melo apresenta-nos pintura, objetos e vídeo. Assumindo a possibilidade do artista prestidigitador, António Melo deixa-nos sobretudo uma atmosfera melancólica como Buster Keaton, num imaginário simultaneamente maravilhoso e decetivo. "Imagens Idealizadas a Vapor" como tudo na arte, nesta relação orgânica com as coisas, nestes mecanismos que prolongam a mente e o corpo como uma respiração.




Ferrol

Até 24 de Junho (todos os dias), 11:30 - 15:00 e 17:30 - 23:30
Praza das Angustias, Avenida de Esteiro

Mercado Mariñeiro

É uma organização conjunta do departamento de festas do município de Ferrol, da empresa Espetáculos Tukan e da Associación Veciñal de Esteiro. O cartaz inclui teatro, música, uma ludoteca de jogos, falcoaria, teatro de malabarismos, workshops, bancas de artesanato, entre outros.




Porto

Até 29 de Junho (2ª a sábado), 14:00 - 18:00 (2ª feira) ou 10:00 - 18:00 (restantes dias)
Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Jardins do Palácio de Cristal)

Exposição "Vinicius de Moraes"

Vinícius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, também conhecido como "poetinha", apelido que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Sem comentários: