Agenda cultural livre (programa 4.30)


Lisboa

Até 28 de Abril (3ª a domingo), 10:00 - 18:00
MUDE - Museu do Design e da Moda (R. Augusta, 24)

Exposição "Nacional e Ultramarino - BNU: a arquitectura como imagem do poder"

Em estreita articulação com a exposição "INTERIORES. 100 Anos Arquitectura em Portugal", organiza-se uma exposição com o mobiliário desenhado e produzido pela Fundação Ricardo Espírito Santo Silva (FRESS) especificamente para o edifício do BNU.
Esta exposição, realizada nas próprias salas de Administração do Banco para onde estas peças foram desenhadas, é a oportunidade única para uma amostragem mais detalhada do trabalho realizado nas Oficinas da Fundação, apresentando desenhos inéditos dos próprios objectos e técnicas empregues.




Braga

Até 31 de Janeiro (3ª a sábado), 10:00 - 13:30 e 15:00 - 19:30
Space Feng Shui (R. Prof. Dr. Carlos Lloyd Braga, 22)

Exposição "Irreverências"

Obras de furor gestual e informalista. Absoluta liberdade criadora na minha mais densa individualidade. Valorização da expressão mais do que a perfeição, a vitalidade mais do que o acabamento, o desconhecido mais do que o conhecido, o interior mais do que o exterior.
Uma exposição de pintura de Rosa Pereira.




Coimbra

11 de Janeiro (6ª feira), 17:00 - 19:00
Sala do Carvão, Casa das Caldeiras (Rua de Entremuros)

Masterclass (Projecto Fotografia)

Pensadas como espaços de reflexão e partilha de conhecimento, as Masterclasses da Escola Informal de Fotografia do Espetáculo abrem espaço ao debate publico de temas essenciais em torno da prática fotográfica. Com a participação de fotógrafos convidados que falam sobre as suas áreas de especialização teórica ou prática, as sessões serão abertas ao público em geral que aí encontrará interlocutores atentos e disponíveis para debater e esclarecer os assuntos abordados.
No dia 11 de Janeiro, Andrea Inocêncio é a convidada e apresentará o seu livro "Eu, a Fotografia e a Performance":
"Eu, a Fotografia e a Performance é um exercício que atesta a minha capacidade de permanecer quieta, concentrada apenas no exercício da escrita. Em que contrario uma tendência natural à minha atividade profissional de prática, mudando postura física e mental, ferramentas e espaço de trabalho habituais. Procuro transcrever por palavras uma atividade que me é quase intuitiva.
Faço uma reflexão pessoal sobre possíveis causas que me levaram à minha relação atual com a Fotografia e a Performance. E divago sobre essa mesma relação atual com elas. Relação, esta, igual a tantas outras. Cúmplices, apaixonadas, selvagens, recatadas, emotivas. Que começam, crescem, vão andando, assim-assim, acabam, reatam, constroem-se, amadurecem, fortalecem-se e perduram, ou não..."

Entrada é gratuita embora limitada à lotação da sala. É aconselhável fazer reserva até às 17:00 do dia anterior à realização do evento para o endereço de e-mail susana.paiva@tagv.uc.pt.




Ferrol

Até 7 de Janeiro (todos os dias), 16:30 - 23:00
Alameda do Cantón de Molins

Iceland

Espaço de lazer dedicado à época festiva.




Porto

Até 31 de Janeiro (6ª a domingo), 14:00 (6ª) e 15:00 (sábados e domingos)
Fundação Serralves (Rua Dom João de Castro, 210)

15 Minutos com Arte

Em 15 minutos, uma visita guiada gratuita para ficar a conhecer uma obra de arte em exposição em Serralves.
Depois de uma refeição no Restaurante de Serralves, ou simplesmente aproveitando a pausa de almoço, descubram as obras mais marcantes da coleção de esculturas, ou as peças mais icónicas de cada exposição, selecionadas pela direção artística do Museu, e apresentadas pelos experientes monitores do Serviço Educativo de Serralves.
A lotação máxima de cada visita é de 20 participantes.

Sem comentários: