Programa 4.07

Num programa dedicado ao experimentalismo, antecipámos a emissão especial do RadiaLx por uma hora e  deambulámos por vários universos paralelos. Da improvisação às gravações de campo, deixámos o futebol de fora por 57 minutos e deixámos que a nossa selecção fosse apenas a da cultura livre.

Luís Antero - Concerto Para Olhos Vendados (excerto) [Editora do Porto]
André Vida - Abblution, When You Need It [Insubordinations]
CEDE - An Indication For Number Four Rumi [Picpack]
Poking Pillows - Time [Headphonica]
Lars Graugaard & Mike Majkowski - Yes, Sometimes [Pueblo Nuevo]
Mmpsuf - The Rooms [Edição de Autor]
Art Electronix - Strange Caustic [Picpack]
Raúl Jardín - Cutuc Nap [Jacobino Discos]
Thompost - Chasing Squirrels [Elpa]

Agenda cultural livre (programa 4.07)

A agenda desta semana é integralmente dedicada ao festival RadiaLx 2012.
Além dos eventos que listamos abaixo, podem também seguir a programação especial da Rádio Zero em 88.4 MHz, em Lisboa, e através da emissão online.



27 de Junho (4ª feira), 22:00
Flausina (Calçada Salvador Correia de Sá)

2+n (Ricardo Guerreiro + Miguel Cardoso)

Miguel Cardoso and Ricardo Guerreiro têm desenvolvido ambientes de interação computacional em SuperCollider para a geração e processamento de som em tempo real. Em 2+n, promovem a interacção destes dois conjuntos de algoritmos com n realidades distintas.

Ricardo Webbens, Paulo Curado, Maria Radich
Ricardo Webbens tem seguido um caminho que de experimentalismo multidisciplinar que cruza a arte sonora com a digital media art. Aqui é acompanhado por Maria Radich, na voz e movimento, e por Paulo Curado, nos sopros.

Rádio Zero Antenna Unit



28 de Junho (5ª feira), 22:00
Galeria Boavista (Rua da Boavista, 50)

Fitas of the Fittest freestyle

Concerto Dub Sound System performance. Many are called / few are chosen! Only the Fitas of the Fittest survive! Dub down Babylon!

Corey Fogel (US)
Corey Marc Fogel, percussionista e performer, residente em Los Angeles, apresenta o seu trabalho a solo em redor de encontros improvisacionais com sons, objectos, texteis, comidas, atravessando várias disciplinas desde o vídeo à instalação.



29 de Junho (6ª feira), 21:00
Topo das Torres do Instituto Superior Técnico

Cloud Theory: Paulo Raposo, Eduardo Chagas, Carlos Santos e Rogério Silva

Um concerto divido entre os dois terraços das Torres do Instituto Superior Técnico. Cada espectador terá de escolher em que torre quer estar para apreciar quer a actuação, quer a magnífica vista de pôr-do-sol sobre Lisboa.
Dois músicos por terraço: Carlos Santos e Rogério Silva na Torre Norte, Paulo Raposo e Eduardo Chagas na Torre Sul. Esta actuação que se une através da emissão rádio parte do facto que o conhecimento sobre a dinâmica física da formação e crescimento das nuvens ainda tem algo de desconhecido. As teorias que explicam a estrutura das nuvens estabelecem assim um ponto de partida e uma metáfora para este concerto rádio nos telhados.
Inscrições para assistir devem ser enviadas para radialx@radiozero.pt.



29 de Junho (6ª feira), 22:30
Galeria Boavista (Rua da Boavista, 50)

Ricardo Jacinto, Rodrigo Pinheiro

Ricardo e Rodrigo formam um dueto de violoncelo e dispositivos electrónicos. Rodrigo, conhecido do projecto RED Trio, foca-se na música improvisada rápida e energética. Ricardo tem estado activo desde os anos 90, actuando e cooperando intensamente com músicos, artistas visuais e coreógrafos.

David Maranha, Manuel Mota, Ricardo Wanke, João Silva
Maranha, Silva, Mota e Wanke apresentam uma interacção única entre 2 dobros (guitarras de ressonância) e 2 harmoniums. Têm vindo a demonstrar uma contínua e já longa exploração musical, estimulando novas formas de ouvir.



30 de Junho (sábado), 19:00
Jardim da Estrela

Variable Geometry Orchestra

A música produzida pela mais importante grande orquestra portuguesa de música improvisada justapõe e faz interagir os sons de instrumentos acústicos e electrónicos numa rara negociação de significados, discurso e detalhe. A sua gama dinâmica contém características subliminares, psico-acústicas e mesmo a possibilidade do puro silêncio. A condução de Ernesto Rodrigues baseia-se no balanço das masssas sonoras que viajam no espaço acústico, ditando a construção de uma composição em tempo real e assim revelando a justaposição ordenada de instrumentos específicos enquanto grupos sonoros móveis.

Experimentalismos e o RadiaLx

Na semana em que a Rádio Zero pode ser ouvida em FM (88.4 MHz na Grande Lisboa, pelo menos até Queluz), decidimos dedicar os nossos 57 minutos de emissão ao motivo deste acontecimento: o RadiaLx. O festival internacional de arte-rádio promovido pela Zero está de volta a Lisboa, trazendo consigo concertos e performances, tudo virado para uma perspectiva artística sobre o som e o meio rádio. Nós antecipámos a emissão especial, que começa às 22 horas, e trouxemos à antena alguma da melhor música experimental que se faz em formato livre.

Para ouvir a partir das 21 horas.

Programação do RadiaLx 2012

Marca Branca #6 - Os Festivais e a Cultura Livre

"Do open source ao netaudio, passando por outras tantas representações, a cultura livre faz-se notar das mais variadas formas. Um pouco por todo o mundo, torna-se cada vez mais frequente vermos festivais sobre as suas mais diversas manifestações."

A propósito do RadiaLx, o festival internacional dedicado à arte-radio promovido pela Rádio Zero, aproveitámos o nosso artigo semanal no Ponto Alternativo para falar de alguns festivais dedicados à cultura livre dentro e fora do nosso país. Para ler com atenção, basta seguir o link.




Agenda cultural livre (programa 4.06)

Porque as sugestões dos ouvintes do Marca Branca contam, a partir desta passamos a colocar aqui as sugestões culturais (todas com entrada livre) divulgadas na agenda, durante a emissão. Divirtam-se!



21 de Junho (5ª feira), 18:30

Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Lançamento do livro "Cores na Cidade - Azulejaria de Santa Maria de Belém"

Um livro da autoria de Augusto Moutinho Borges que documenta com texto e fotografia a presença do azulejo na freguesia de Santa Maria de Belém.



21 de Junho (5ª feira), 22:00

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Espetáculo "In.Finito"

A turma do 2º ano da escola de artes e ofícios do Chapitô apresenta a prova final de ano. O espetáculo, encenado por André Kowalski, gira à volta do tema do envelhecimento activo e da interacção entre gerações, e mistura artes circenses e novas tecnologias.




22 de Junho (6ª feira), 11:30, 12:00, 12:30, 16:00, 16:30, 17:00, 17:30

Baixa de Lisboa

"Teatro das Compras"

Durante alguns minutos, a rotina de algumas lojas da Baixa é quebrada com esta peça de teatro escrita por Gonçalo M. Tavares e encenada por Giacomo Scalisi. Esta 6ª, passam pela Casa Macário, Ourivesaria Sarmento, Damas de Copas e Conserveira de Lisboa.



23 de Junho (sábado), 16:00-21:00

Palácio Beau Séjour (Estrada de Benfica), Lisboa

"Hortus" (instalação + salão utópico)

Uma exibição da autoria de Patrícia Portela e Christopher Boeck com 2 facetas diferentes: instalação e salão utópico. Na primeira há um jardim com uma rede de sensores que transformam os dados recolhidos em medições do vento e da luz em som ambiente. A movimentação humana através do jardim também é interpretada e causa alterações na instalação sonora. Na faceta de salão utópico, oradores de áreas como ciência, política ou filosofia proporcionam um exercício prático de imaginação ao debater com a audiência diferentes visões do futuro em 2020 e 2084, sempre num ambiente de descontracção.




25 de Junho (2ª feira), 18:30

Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Conferência "Diálogos sobre a Paz e o Desenvolvimento Sustentável", com Desmond Tutu

Desmond Tutu é um dos rostos mais conhecidos na luta pela Paz e pelos direitos humanos. Nesta conferência, Tutu, vencedor do prémio Nobel da Paz em 1984, vai estar com Jorge Sampaio, actual Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Programa 4.06

Apesar da chuvinha, tirámos os chinelos dos pés e abraçámos o verão da melhor forma: com música para (quase) todos os gostos. De drum'n'bossa à pop mais dançável, aproveitámos o embalo e também molhámos os pés em electrónicas mais experimentais. As notícias e a agenda não ficaram de fora e João Bacalhau trouxe as melhores sugestões para esta semana.

Subterrestrial - Night Music I (excerto) [Subterrestrial]
Soulslept - Progression [Dusted Wax Kingdom]
Gumbel - 8-bit Love Machine [Picpack]
Brad Sucks - Guess Who's A Mess (demo) [Edição de Autor]
Boss Bass - State Of Guanabara [Psicotropicodelia]
Alex D'Alva Teixeira - Não Estou A Competir (Porque A Música Não É Uma Competição) [Edição de Autor]
Beringher - Blue Noise [Stato Elettrico]

Chinelos fora

Mesmo à beira do início do verão, as notícias sobre cultura livre em Portugal parecem não ter fim. Por isso, estendemos a nossa toalha de praia e trazemos a banda sonora mais solarenga da última temporada. Com os pés quase dentro de água, falamos do projecto Wikiscore e da capital da internet sem fios, São João da Madeira. Mas não só! Com uma agenda recheada de eventos, só há boas razões para tirar os chinelos dos pés e relaxar a ouvir o Marca Branca desta noite. Como sempre, aliás.

A partir das 21 horas, na Rádio Zero.

Fotografia licenciada em Creative Commons por @Doug88888

Marca Branca #5 - Netaudio: música livre ou música grátis?

"Existem alguns equívocos no que diz respeito à noção de netaudio. Hoje desmistificamos o conceito com uma explicação detalhada e, claro, alguns exemplos."

Andamos sempre à cabeçada com isto e, apesar da explicação ser relativamente simples, parece que o problema reside na polissemia da língua inglesa. Esta semana, pomos tudo em pratos limpos, e explicamos o que toda a gente quer saber: afinal, o que é o netaudio?
A resposta já está online no nosso artigo semanal no Ponto Alternativo.

Fotografia licenciada em Creative Commons por Jonas B.

Programa 4.05

Em pleno Sto. António, o Marca Branca deixou-se levar pela marcha da cultura livre. Sempre com a música por perto, falámos do Dia de Tradução de Debian (que decorre já no próximo sábado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e daquela que é (provavelmente) a primeira publicação alargada sobre netaudio, "Netlabels: Social Networks On- and Offline" de Antina Michaels.

Piacente & de Angelis - Constelación [Pan Y Rosas]
Moosefrog - Nothing To Cling To [Lo-Kiwi / Catnap]
Reverend Big O - Walk Inside [23 Seconds Netlabel]
Plaistow - Stase Psychique [Insubordinations]
Nigel & The Dropout - Is The Bear There? [Edição de Autor]
Gilo - Lei #4 [Enough Records]
League - Take My Hand [Optimus Discos]
Pix - Upsurge [Fresh Poulp Records]
October Twelve - Love In the Water [Stato Elettrico]

Marca Branca #4 - Os grandes também oferecem música

"Apesar da insistência da indústria discográfica num modelo de negócio cada vez mais obsoleto, não são poucos os nomes que se têm tornado conhecidos graças à disponibilização online dos seus trabalhos e até os «grandes» têm optado por este modelo."

Por entre os meandros da música grátis - livre nalguns casos, noutros nem tanto -, descobrimos alguns dos nomes mais sonantes que optaram por oferecer o seu trabalho. Entre revelações e artistas firmados, parece que já não são tão poucos quanto isso. Para ler com atenção, no nosso artigo semanal no Ponto Alternativo.

Fotografia licenciada em Creative Commons por sincretic.

Programa 4.04

Em permanente viagem pela música livre, a playlist desta semana desdobrou-se em referências nacionais e batidas de outros cantos europeus.

The Broke Unknown – Lisboa [dystopiaq]
Keller 12 - Allgemeingut (Hans Atom's Don't Dare To Mess With The Eighties remix) [ccMixter]
Metastaz – Snakes (feat. Mc Miscellaneous) [Edição de Autor]
Direct Y - The Robot [Stato Elettrico]
Stereoshape – That's The Spirit [iD.Eology]
Onka Onichi - Black Shapes [Subversive Media]
The Astroboy – Theme Two [Bump Foot]
FLV Mode - Broken Pop (Buskerdroid remix) [Stato Elettrico]
The Plastic Jazz Orchestra – Mosaic [Headphonica]

Cerejas e coisas boas

Na próxima sessão do programa de rádio onde só não damos o corpo, provamos que há todo um universo livre à nossa espera. Das cerejas ao movimento Beats Play Free, não nos esquecemos do cartão Lisboa Viva nem de uma agenda repleta de coisas boas, que é como quem diz "actividades gratuitas". Como sempre, a música acompanha-nos pela viagem (que também inclui outros comboios) e trazemos à antena netlabels que nos acompanham quase desde o início.

Para ouvir a partir das 21 horas, na Rádio Zero.

Fotografia licenciada em Creative Commons por jayneandd

Marca Branca #3 - Netaudio: Da explosão à organização

"Quando o Marca Branca começou, em 2008, o netaudio era um universo paralelo difícil de navegar. Felizmente, muito mudou. No início era assim: entre 3 GB de downloads, aproveitava-se uma faixa de três minutos e meio. Apesar de existirem vários sites dedicados ao movimento, como o Netlabels.org ou o Netlabelism.com, a informação parecia sempre demasiado dispersa."

O terceiro artigo com o selo do Marca Branca no Ponto Alternativo já está online e pode ser lido aqui. Numa espécie de viagem pela evolução do netaudio dentro e fora de portas, destacamos alguns dos sites, publicações e repositórios mais importantes deste universo.

Imagem derivada de um original licenciado em Creative Commons por David Domingo