Agenda cultural livre (programa 4.26)


Lisboa

6 de Dezembro (5ª feira), 22:00
Laboratório Galeria (R. da Graça, 168)


Filme "Murder!", de Alfred Hitchcock

Diana Baring, uma actriz de um grupo de teatro itinerante, é encontrada junto ao corpo de uma colega assassinada e não tem qualquer memória do que aconteceu. Sabia-se que as duas mulheres eram inimigas e, por isso, a polícia detém Diana. No julgamento, o júri decide que ou ela é culpada ou sofre de esquizofrenia pelo que deve ficar presa para que não volte a atacar. Mas um dos júris, Sir John Menier, um conhecido actor e encenador, não fica convencido e decide investigar o caso.


Coimbra

13 de Dezembro (5ª feira)
Casa das Caldeiras

Sessões do Carvão: ciclo de cinema "Shakespeare no cinema"

  • 18:30 - "A Badaladas da Meia-Noite" (1965), de Orson Welles
  • 21:30 - "Henrique V" (1944), de Laurence Olivier


Até 22 de Dezembro (3.ª a domingo), 16:00 - 24:00 (3ª a sábado), 16:00 - 20:00 (domingo)
Sala Arte à Parte (R. Fernandes Tomás, 29)

Instalação "Amor / Sorte - Aguarde A Sua Vez"
Instalação de materiais reciclados da autoria da Latita Catita, apoiado pela Associação Arte à Parte e patente ao público na Sala Arte à Parte.
A Associação Arte à Parte e a Latita Catita apoiam a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, doando a esta Associação 50% das vendas dos objectos que compõem esta instalação.



Braga

Até 9 de Dezembro (2ª a domingo), 10:00 - 20:30 (domingo)
Parque de Exposições de Braga (Av. Doutor Francisco Pires Gonçalves)

Feira do Livro de Braga
Para este ano, a organização da Feira do Livro de Braga pretende relançar a feira a nível nacional e dar os passos para que esta retome o lugar cimeiro que ocupou. Pretende-se ainda, renovar e reestruturar a feira com nova imagem, e introduzir novidades e novos temas relacionados com a literatura, a escrita e o livro. A mudança de datas permitiu que a Feira do Livro de Braga deixasse de coincidir com a feira de Lisboa. Esta situação limitava a afirmação da Feira do Livro de Braga quer ao nível dos expositores quer na presença dos principais autores portugueses.
A organização espera uma maior colaboração dos agentes locais e nacionais, pois, segundo Miguel Corais, só com a cooperação de todo o universo cultural se consegue afirmar um certame do género: "Não chega a vontade da organização no sucesso deste evento, há mais partes que deverão ter interesse neste objetivo e, como tal, todos devemos conjugar esforços nesse sentido. Da nossa parte, estamos empenhados e abertos a cooperar. A Feira do Livro de Braga é a oportunidade para a cidade e a região se afirmar ao nível cultural com um grande evento."



Ferrol

10 de Dezembro (2ª feira), 19:00
Galeria Sagardelos (Rúa Rubalcava)

Apresentação do Banco de Tempo de Ferrolterra

Acompanhar o médico, aprender uma receita de cozinha, regar as plantas ou ajudar a mudarum móvel são algumas das necessidades da vida diária que podem ser resolvidas através da troca de serviços ou actividades, sem dinheiro, no novo Banco de Tempo. O procedimento é simples e gratuito. Uma vez regstado no site do Banco de Tempo, o utilizador pode consultar as ofertas e pedidos dos outros membros e contactar com eles, assim como especificar os serviços que pode prestar e os que espera receber. Cada vez que um utilizador presta um serviço, ganha horas que se acumulam na sua "conta". Depois, estas horas podem ser trocadas por outros serviços quando o utilizador necessitar. Não se usa dinheiro, só se troca tempo.



Até 18 de Dezembro (às 3ªs feiras), 19:30
Centro Torrente Ballester (Rúa Concepción Arenal)

Ciclo de cinema "Política e Sociedade"

Um ciclo de cinema dinamizado pelo Ateneu Ferrolán.
  • 11 de Dezembro: "Good Night, And Good Luck" (2005), de George Clooney




Porto

14 e 15 de Dezembro (6ª e sábado)

Mesas-Redondas "Falemos de Casas"
Falemos de casas como quem fala da sua alma. Conduzidos pela mão de Herberto Helder chegámos ao título deste programa de homenagem em três atos a Maria Velho da Costa, que colocamos em movimento alguns dias depois de Nuno Carinhas e Luísa Costa Gomes levantarem Casas Pardas no palco do Teatro Nacional São João. Não vamos colar adjetivos a Maria Velho da Costa. Digamos apenas, para início de conversa, que é uma escritora para quem a literatura é a mais labiríntica das casas do mundo.

14 de Dezembro (6ª feira), 10:30 - 12:45 e 14:30 - 16:30
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Via Panorâmica) 
Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, um conjunto de convidados de áreas tão diversas como a literatura, a política, a religião, o cinema, ou as artes plásticas, discutirá as múltiplas linguagens de Maria Velho da Costa, empreendendo desvios e bifurcações pela linguagem dos afetos. Nem louvor, nem simplificação: em Falemos de casas homenageamos a autora lendo e conversando-lhe a obra.

15 de Dezembro (sábado), 16:00
Salão Nobre do Teatro Nacional São João (Praça da Batalha)
No Teatro Nacional São João, discutimos a adaptação de romances para a cena, cruzando as experiências de Casas Pardas e Exactamente Antunes, peça que Jacinto Lucas Pires escreveu sob a influência de Nome de Guerra de Almada Negreiros. E submetemos Casas Pardas, o espetáculo, à análise e debate.

Sem comentários: