Agenda cultural livre (programa 4.25)


Lisboa

Até 10 de Fevereiro de 2013 (3ª a domingo), 10:00 - 18:00
Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna)


Exposição "Um Chá para Alice"

Partindo do clássico de Lewis Carroll, a exposição "Um Chá para Alice" reúne as ilustrações originais de algumas das mais aclamadas versões contemporâneas deste conto intemporal,  numa sugestiva diversidade de estilos, abordagens, sensibilidades, escolas e técnicas de ilustração.
Estão representados alguns dos melhores ilustradores para a infância contemporâneos como Lisbeth Zwerger (Áustria), Dusan Kallay (Eslováquia), Anthony Browne (Reino Unido), Chiara Carrer (Itália), Anne Herbauts (Bélgica), Nicole Claveloux (França) e Teresa Lima (Portugal).



Coimbra

5 de Dezembro (4ª feira), 21:30
Dep. Arquitectura, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Filme "A Janela (Maryalva Mix)", de Edgar Pêra

"Largo de Santo Antoninho. Boa noite. Bairro da Bica. "António!" grita uma sombra feminina. Facadas. A vítima foge pelos carris do elevador até que chega, ofegante, às Ruínas da sua (?) própria Memória.
Ao longo da primeira parte do filme seis aparições femininas - representadas pela 'mesma' actriz - assomam à sua janela com diferentes versões sobre a vida e as personalidades de um tal António, boémio da Bica, amante, esposo (?), fadista, vendedor de pentes ao vintém e de outros extraordinários artefactos (entre os quais um fabuloso e lendário elixir!). Confrontado com essas visões e com os contraditórios atributos de António, que não (se) sabe se não se tratará de si (mesmo?), vacila entre a hipóteses: o tal de António são vários ou um único. A última aparição feminina, Marya de Fátyma, fadista castiça da Bica, mulher mais velha e experiente apresenta-se como íntima-conselheira de António, dizendo de sua justiça. Comentando os boatos acerca de uma suposta intenção de casamento de António com as supostas seis amantes, Marya de Fátyma introduz a suspeita de que António foi alvo de uma tramóia congeminada para o matar traiçoeiramente à facada. Sem conseguir decidir através destes testemunhos qual a hipótese mais verdadeira/plausível, Ego vê-se confrontado então com uma última aparição - a do António descrito por Marya de Fátyma. Este lança uma nova luz sobre as suas amantes, o suposto e badalado (ou baldado?) casamento e as facadas de que teria sido vítima. Ego-António (António ou Ego?) descobre-se cada vez mais confundido pelo destino/fado : Quem é o verdadeiro António? Quantos Antónios existem afinal? E quantas amantes? Casaram-se? Mataram-no? Estará ele já no Purgatório? Quem é o olho misterioso que protagoniza o filme? António? Qual Antónyo? Eu?? Kum Kacêt!"



Braga

Permanente (3ª a domingo), 10:00 - 17:30
Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Rua dos Bombeiros Voluntários)


A exposição permanente inicia-se no corredor do piso de entrada, com uma breve abordagem à história do Museu, à qual se seguem quatro grandes núcleos expositivos.
Na sala 1 estão expostas as colecções cronologicamente compreendidas entre o Paleolítico e a Idade do Ferro. Na sala 2 abordam-se as questões inerentes à integração de Bracara Augusta no Império romano, ou seja, em que medida o comércio e o contacto com as inovações tecnológicas influenciaram o desenvolvimento da economia local. Na sala 3 pode tomar-se contacto com aspectos relacionados com o desenvolvimento do projecto de arqueologia urbana, em curso, respeitantes à organização do espaço público e doméstico em Bracara Augusta. Aspecto de uma visita de grupo à área das ruínas romans com mosaico.Na sala 4, são apresentados testemunhos alusivos às ligações viárias de Bracara Augusta, às necrópoles que se situavam na sua proximidade para além de alguns achados associados à religiosidade, no período romano e paleocristão.
Entrada livre aos domingos e feriados entre as 10:00 e as 14:00.



Ferrol

4 de Dezembro (3ª feira), 19:30 - 21:00
Teatro Jofre (Praza de Galicia)

Clube de leitura

O clube de leitura é um grupo de pessoas que lêem ao mesmo tempo um certo livro para posteriormente o comentarem em conjunto. Os livros, fornecidos pela biblioteca municipal de Ferrol, são lidos em casa.
Pode aparecer-se nas reuniões mesmo que não se tenha tido tempo de ler a porção indicada e não é obrigatorio intervir. Terá um coordenador(a) com a finalidade de ajudar a interpretar a leitura, moderar os debates, aconselhar títulos, etc.
É dirigido a pessoas com "inquietações culturais", vontade de ler, de fazer amigos, sair de casa com a desculpa de uma leitura interessante. Devem também ser portadoras do cartão de leitor da biblioteca (gratuito). Os habitantes de Ferrol têm prioridade.
Em Dezembro, o livro para leitura é "Caim", de José Saramago.



Até 18 de Dezembro (às 3ªs feiras), 19:30
Centro Torrente Ballester (Rúa Concepción Arenal)

Ciclo de cinema "Política e Sociedade"

Um ciclo de cinema dinamizado pelo Ateneu Ferrolán.
  • 4 de Dezembro: "Mr. Smith Goes To Washington" (1939), de Frank Capra




Porto

5 de Dezembro (4ª feira), 18:30
Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Jardins do Palácio de Cristal, Rua de D. Manuel II)

Invicta Filmes: ciclo de cinema de homenagem a Humphrey Bogart
Ciclos de cinema clássico sob a direcção de Lauro António.
  • 5 de Dezembro: "À Beira do Abismo" ("The Big Sleep") (1946), de Howard Hawks



Até 31 de Dezembro (2ª a 6ª feira), 9:00 - 17:00
Palacete Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto, 71)

Exposição "Marcas de Granito"
A exposição é uma chamada de atenção para um Património menos conhecido do grande público, que são as marcas gravadas na pedra de edifícios e muralhas do Centro Histórico do Porto.
Nos diversos painéis são abordados vários aspetos da vida da cidade a partir de marcas feitas na pedra: marcas de posse da Câmara, do Cabido e do Bispo que sobrevivem em muitas fachadas dos séculos XVI e XVII, gravações de símbolos medievais e marcas de medidas que perduram nas paredes da Sé do Porto, inscrições dos séculos XIV e XVII da muralha gótica, vestígios de construções góticas, estelas funerárias da época romana e medieval, com elementos gravados no granito, etc.

Sem comentários: