Agenda cultural livre (programa 4.23)


Lisboa

Até 31 de Dezembro (2ª a sábado), 14:00 - 19:00
Plataforma Revólver (Rua da Boavista, 84)


Cabedal (curadoria: Tiago Duarte e Ian Rawlinson)
A exposição Cabedal é uma oportunidade excepcional para a Plataforma Revólver apresentar a nova arte britânica: 15 artistas provenientes de Manchester mostram diversas obras criadas especialmente para o espaço da Plataforma Revólver. Reflecte também a concretização de parcerias estratégicas com instituições inglesas, no sentido de partilhar contactos e promover a arte contemporânea na cidade de Lisboa, a um nível internacional.

Achas que te queria matar? (y otros LabOratórios)
 labOratorio/labOfilm é um projecto de oficinas coreográficas gerador de instalações evolutivas (dípticos audiovisuais iniciado em 2011 por Olga Mesa). A coreógrafa propõe a encenação do corpo Operador numa rodagem. Num espaço labiríntico cheio de “fora de campo”, o corpo, a camara, o movimento, o som e a voz, traduzem a relação do ser com o mundo, com a realidade e a ficção, com o visível e invisível, com a memória individual e colectiva.

I Would Prefer Not To
Uma exposição de artes plásticas que se realiza no contexto do colóquio homónimo coordenado por Maria Lucília Marcos no âmbito do programa de investigação do Centro de Comunicação e Linguagem da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Sete artistas são convidados a produzir um conjunto de trabalhos artísticos inéditos e especificamente para Espaço Plataforma Revólver 2, convocando as disciplinas de Pintura, Desenho, Escultura e Instalação a partir da interpelação dos conceitos: ambivalência, resistência, suspensão, melancolia, interrupção, impotência, indignação e trabalho. Estas palavras-chave surgem na releitura do conto de Herman Melville intitulado Bartleby, the Scrivener - A Story of Wall Street. As obras a expor serão documentadas, analisadas e criticadas num texto da autoria de Maria João Gamito.

Artista em residência: Alice Gadrey (curadoria: Victor Pinto da Fonseca)
A exposição apresenta o resultado da residência artística realizada na Plataforma Revólver (com a duração de um mês) da artista francesa Alice Gadrey, num intercâmbio com a Association Château de Servières.

The Opera
Da autoria de Nick Crowe e Ian Rawlinson, The Opera é uma projecção de vídeo digital que investiga a mediação de relações de poder através do idioma e da tradução, no contexto das questões sobre estética da linguagem e imagem como expressão do poder ideológico. O arco narrativo da exposição The Opera é construído a partir de frases retiradas de um curso de linguagem militar desenvolvido em formato para iPod para soldados americanos como preparação para o destacamento em territórios estrangeiros. O elemento áudio de cada frase foi analisado como base para compor a partitura musical. Utilizando software autotune, os avatars foram formatados para cantar as suas deixas.

An Ocean Between Us (curadoria: Gabriela Salgado)
O segundo capítulo desta viagem, apresentado na Plataforma Revólver e intitulado An Ocean Between Us (de Mónica de Miranda), foi possível devido à proximidade da artista com o porto fluvial do rio Tejo, em Lisboa. No vídeo díptico, este lugar e um cargueiro estacionário formam um palco de trânsitos metafóricos: como uma travessia entre dois mundos, que evoca as viagens que ligavam os continentes através dos oceanos, oferecendo um terreno para o encontro de culturas, de pessoas e para a expansão do comércio.




Coimbra

21 de Novembro (4ª feira)
Casa das Caldeiras

Sessões do Carvão: ciclo de cinema "Portugal, Entre o Documento e a Ficção"

  • 18:30 - "Os Mutantes" (1998), de Teresa Villaverde
  • 21:30 - "Juventude em Marcha" (2006), de Pedro Costa



Braga

23 de Novembro (6ª feira), 19:00
Theatro Circo (Av. da Liberdade, 697)

"Movimentos Diferentes"

«Este projeto é composto por vários pequenos solos. Cada solo é dançado por uma pessoa diferente, mas todos coreografados por mim. Os solos podem ser apresentados juntos ou separados, ou então à escolha do freguês, até porque é um trabalho "sem fim", a ser feito ao longo dos tempos, como uma coleção. A partir do momento em que um solo está pronto este pode ser apresentado e aí começo a criar outro. Os solos vão ser de curta duração, com o máximo de 10 minutos cada, e o título de cada solo é o nome da pessoa que dança. Não há nada que os una a não ser o facto de fazerem parte de um mesmo projeto, e de ser eu a coreografar. A ideia de cada solo surge dos ensaios com cada pessoa. O solo é inspirado e feito para essa pessoa, daí o título "movimentos diferentes", para pessoas diferentes». - Tânia Carvalho, coreógrafa



Ferrol

Até 18 de Dezembro (às 3ªs feiras), 19:30
Centro Torrente Ballester (Rúa Concepción Arenal)

Ciclo de cinema "Política e Sociedade"

Um ciclo de cinema dinamizado pelo Ateneu Ferrolán.
  • 20 de Novembro: "All King's Men" (1949), de Robert Rossen



Até 28 de Novembro (às 4ªs feiras), 20:30
Cine Dúplex (Travesía Moreno, 3)

Ciclo de cinema "Woody Allen"

Até ao final de Novembro, o Cine Dúplex de Ferrol exibe um filme de Woody Allen todas das 4ªs feiras.
  • 21 de Novembro: "Celebrity" (1998)



Porto

Até 23 de Novembro (2ª a sábado), 9:00 - 19:30 (3ª a 6ª) / 10:00 - 18:00 (2ª e sábado)
Biblioteca Pública Municipal do Porto (Rua D. João IV, 17)

"Herta Müller : O Círculo Vicioso das Palavras"
A exposição "O Círculo Vicioso das Palavras", apresentada pelo Goethe Institut, percorre a vida e obra de Herta Müller, escritora romena de língua alemã e vencedora do Prémio Nobel da Literatura. Nela podemos encontrar vários momentos da vida da escritora, desde a sua infância na província suábia do Banato até à cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Literatura.
A exposição mostra documentos e fotografias pertencentes à família de Herta Müller. Em entrevistas televisivas, a escritora fala sobre a sua vida na Roménia e na Alemanha, sobre a saída da sua terra natal, sobre a sua escrita - e também sobre as suas motivações. É igualmente dada a palavra aos seus amigos de percurso, tal como os escritores do "Grupo de Acção do Banato". Excertos dos processos da polícia secreta Securitate revelam o sistema político rigoroso e desumano da Roménia. As colagens de Herta Müller, criadas desde o final dos anos oitenta, mostram ainda um lado mais desconhecido da sua obra.

Sem comentários: